O GT de Água e Esgoto reúne lideranças comunitárias e aliados técnicos que trabalham a questão de tratamento de esgoto e sistemas de saneamento ecológicos nas favelas. O grupo trabalha em duas frentes: buscar e implementar sistemas descentralizados de saneamento em favelas e pressionar atores governamentais a lidar de forma apropriada com os assuntos ligados a esgoto e água no Grande Rio.
O GT de Hortas e Reflorestamento tem o propósito de fortalecer iniciativas de hortas comunitárias nas favelas do Rio, principalmente planejando mutirões e criando laços de solidariedade e colaboração dentro da Rede para promover soberania alimentar e sustentabilidade nas comunidades.
O GT de Resíduos Sólidos reúne lideranças comunitárias, catadores cooperados e autônomos e aliados técnicos que trabalham a questão de gestão de resíduos nas favelas. O grupo organiza mutirões e pensa em ações propositivas para fortalecer iniciativas comunitárias que promovem reciclagem, reaproveitamento de resíduos e consumo consciente. O GT também tem atuado para apoiar catadores de material reciclável nas favelas.
O GT de Educação Ambiental tem como propósito fortalecer e replicar modelos de mobilização comunitária para educação ambiental nas favelas. O grupo reúne mobilizadores comunitários e educadores ambientais para criar conteúdos sobre metodologias de educação ambiental.
O GT de Geração de Renda tem como foco fortalecer a venda de produtos e serviços da Rede e desenvolver propostas de financiamento para as iniciativas socioambientais da Rede. O GT está desenvolvendo uma catálogo online de produtos e serviços da Rede para trazer visibilidade para os empreendimentos sustentáveis das favelas do Rio.
O GT de Energia Solar reúne lideranças comunitárias e aliados técnicos que trabalham para promover a implementação de energia solar nas favelas. O grupo faz isso atuando em duas linhas: fazendo incidência política e desenvolvendo métodos de mobilização comunitária ao redor da conscientização sobre energia solar.
O GT de Memória e Cultura reúne museus comunitários, historiadores e projetos de memória nas favelas do Rio com o propósito de apoiar os projetos que trabalham para promover sentimentos de pertencimento entre seus moradores. O GT fortalece a luta dos museus comunitários e iniciativas de memória que ocupam diversos espaços da cidade e evidenciam a importância das favelas.