RELEASE—A REDE FAVELA SUSTENTÁVEL REALIZARÁ DEBATE INÉDITO COM CANDIDATOS E CANDIDATAS À PREFEITURA DO RIO, NESTA QUINTA-FEIRA DIA 22
2133
post-template-default,single,single-post,postid-2133,single-format-standard,theme-stockholm,qode-social-login-1.1.3,qode-restaurant-1.1.1,stockholm-core-1.2.1,woocommerce-no-js,select-theme-ver-5.2.1,ajax_fade,page_not_loaded,popup-menu-fade,header_top_hide_on_mobile,wpb-js-composer js-comp-ver-6.1,vc_responsive

RELEASE—A REDE FAVELA SUSTENTÁVEL REALIZARÁ DEBATE INÉDITO COM CANDIDATOS E CANDIDATAS À PREFEITURA DO RIO, NESTA QUINTA-FEIRA DIA 22

PARA LANÇAMENTO IMEDIATO

 

[PDF do release | RELEASE EM INGLÊS]

 

A REDE FAVELA SUSTENTÁVEL REALIZARÁ DEBATE INÉDITO COM CANDIDATOS E CANDIDATAS À PREFEITURA DO RIO, NESTA QUINTA-FEIRA DIA 22

 

Rede de Centenas de Mobilizadores Socioambientais de Favelas Espera Ouvir Compromissos com Urbanização Sustentável de 11 Prefeitáveis Nessa Quinta-Feira

PARA MAIS INFORMAÇÕES, ENTRE EM CONTATO:
Português: rede@favelasustentavel.org ou +55.21.998.325.575
Inglês: press@catcomm.org ou +55.21.991.976.444
Rio de Janeiro–Onze dos 14 candidatos que atualmente disputam o cargo de prefeito da cidade do Rio de Janeiro, com seus mais de seis milhões de habitantes, confirmaram presença em um debate que será realizado pela Rede Favela Sustentável (RFS) na quinta-feira, dia 22 de outubro, de 18 às 20h.
Benedita da Silva (PT), Clarissa Garotinho (PROS), Cyro Garcia (PSTU), Eduardo Bandeira de Mello (REDE), Fred Luz (NOVO), Glória Heloíza (PSC), Henrique Simonard (PCO), Luiz Lima (PSL), Martha Rocha (PDT), Renata Souza (PSOL) e Suêd Haidar (PMB) confirmaram que comparecerão ao debate. Os organizadores do debate estabeleceram, entre as normas do evento, que as respostas devem ser propositivas, não sendo permitidas ofensas a outros candidatos.
A anfitriã do debate é a Rede Favela Sustentável, uma rede inicialmente mapeada em 2017 com 111 iniciativas socioambientais baseadas em favelas, e que desde então vem crescendo, tendo engajado 480 mobilizadores comunitários e 900 aliados técnicos focados em realizar o potencial das favelas como comunidades sustentáveis, resilientes e integradas. Em 2020, a RFS organizou 13 eventos transmitidos ao vivo em resposta à pandemia nas favelas do Rio, uma campanha de apoio aos catadores da cidade, e acabou estimulando a criação do Painel Unificador Covid-19 nas Favelas, entre outras atividades.
De acordo com os organizadores do debate, “Favelas consolidadas representam uma oportunidade para o desenvolvimento sustentável fora dos padrões formais, através dos inúmeros ativos das mesmas. Trabalhar em prol de um desenvolvimento sustentável nas favelas, com base em seus ativos, irá revelar as favelas como referências positivas da cidade, que poderão ser vistas inclusive como exemplos para áreas formais em termos de flexibilidade, criatividade, estratégias de resiliência, senso de coletividade, etc.” A Rede Favela Sustentável visa esse futuro através do reconhecimento, fortalecimento e multiplicação das iniciativas sustentáveis já existentes nas cerca de 1000 favelas do Rio de Janeiro, que abrigam 24% da população da cidade.
Os únicos dois candidatos que já ocuparam o cargo de prefeito, Marcelo Crivella (2017-2020) e Eduardo Paes (2009-2016), confirmaram sua participação no debate há mais de três semanas, mas cancelaram a participação nesta segunda-feira, três dias após o recebimento da carta-compromisso de 13 páginas na qual o debate será centrado. A carta foi desenvolvida por 60 membros da Rede Favela Sustentável atuantes em 38 favelas da cidade, e contém 21 propostas com numerosas subpropostas pedindo o compromisso dos candidatos em garantir suporte e investimento públicos nas áreas de: educação ambiental, segurança alimentar, energia solar, saneamento básico, gestão de resíduos, economia solidária, e projetos de preservação de memória e cultura. 
A moderadora do debate, Drª Theresa Williamson, planejadora urbana e diretora executiva da Comunidades Catalisadoras, organização que lançou e continua a facilitar as atividades da RFS, explica que “a carta-compromisso é repleta de propostas de políticas públicas inclusivas e impactantes prontas para serem incorporadas”. Refletindo sobre a relação da carta-compromisso da Rede Favela Sustentável com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Agenda 2030 da ONU, ela explica que “é como se tivéssemos pego os ODS e passado por uma consultoria com os mais engajados atores locais destas comunidades, resultando em uma proposta feita sob medida para que o Rio possa de fato alcançar os ODS”.
O debate promovido pela Rede Favela Sustentável é uma oportunidade única de ouvir os candidatos, visto que apenas um debate foi transmitido pela Band em 1º de outubro e todos os demais foram cancelados. Além disso, é o marco de uma mudança na abordagem dos debates, já que não serão permitidos ataques e confrontos diretos, mas somente respostas dos candidatos às propostas feitas pelos próprios líderes das favelas. Em vez de tecnocratas definirem a agenda, os candidatos serão convidados a apresentar propostas concretas para os próximos quatro anos, dirigidas especificamente às áreas mais marginalizadas e desinvestidas da cidade, inspiradas pelas próprias comunidades.
Para Lidiane Santos, integrante do Alfazendo, organização protagonista na educação ambiental da Cidade de Deus, este movimento “é a oportunidade de mostrar para os candidatos a prefeito que, apesar de toda descrença e ataques aos movimentos sociais nos últimos anos, permanecemos fortes, organizados e lutando para interferir positivamente no lugar onde moramos. A carta representa o desejo dos movimentos sociais em contribuir na construção de políticas públicas a partir de soluções utilizadas em cada favela.”
O debate do dia 22 de outubro será realizado no Zoom para membros da Rede Favela Sustentável e da imprensa das 18 às 20h. Será possível também o acesso ao vivo no Facebook e YouTube. Os candidatos terão três oportunidades de fala, a primeira em resposta à carta de compromisso, a segunda em resposta a uma pergunta feita por um membro da Rede Favela Sustentável e uma terceira para colocar suas considerações finais.
PARA MAIS INFORMAÇÕES ENTRE EM CONTATO:
Português: rede@favelasustentavel.org or +55.21.998.325.575
Inglês: press@catcomm.org or +55.21.991.976.444

DETALHES DO DEBATE

QUANDO: Quinta-feira, 22 de outubro de 2020, de 18 às 20h (Rio de Janeiro)
ONDE: No Zoom para imprensa. Inscreva-se aqui. Para o público, assista no YouTube.
IMAGENS PARA REPORTAGENS: Utilize essas imagens com o crédito do fotógrafo na legenda, se disponível e, caso não haja, atribua o crédito à Comunidades Catalisadoras.
MAIORES INFORMAÇÕES: Conheça o trabalho da Rede Favela Sustentável em 2019. Se inscreva para receber emails da RFS aqui.