GTs da Rede Favela Sustentável: Resumo Mensal de Julho, Agenda de Agosto e Anúncios Gerais
1864
post-template-default,single,single-post,postid-1864,single-format-standard,theme-stockholm,qode-social-login-1.1.3,qode-restaurant-1.1.1,stockholm-core-1.2.1,woocommerce-no-js,select-theme-ver-5.2.1,ajax_fade,page_not_loaded,popup-menu-fade,header_top_hide_on_mobile,wpb-js-composer js-comp-ver-6.1,vc_responsive

GTs da Rede Favela Sustentável: Resumo Mensal de Julho, Agenda de Agosto e Anúncios Gerais

Diante dos impactos sociais, econômicos e de saúde da pandemia do coronavírus, a Rede Favela Sustentável se tornou ainda mais ativa e realizadora, com atuações emergenciais e sustentáveis de longo prazo. Nos sentimos inspirados a seguir atuando juntos para o fortalecimento das iniciativas socioambientais nas favelas do Rio. Mais abaixo você encontra o calendário de reuniões para o início de agosto, mas como muitos GTs estão se reunindo mais de uma vez por mês, sugerimos acompanhar o calendário coletivo e conferir seu WhatsApp regularmente, pois enviaremos por lá os lembretes e informações de acesso às reuniões futuras. Se você ainda não salvou o número de WhatsApp da ComCat (+55 21 99478-1675) no seu telefone, recomendamos que salve agora mesmo, para seguir recebendo nossos informes por lá.

Voltando ao mês passado, em julho os participantes da Rede se engajaram em 16 vídeo-reuniões dos GTs e três LIVES em forma de aulas públicas ao vivo, com apresentações de mobilizadores comunitários e apoiadores técnicos. Confira abaixo o que está rolando em cada GT, como foram as lives interativas da Rede e como se engajar.

Atuação dos Grupos de Trabalho em Julho:

 

Resíduos Sólidos – O GT está encaminhando a campanha #ApoieUmCatador! O site da campanha contém orientações de como apoiar catadores, um link para doações e informações sobre as realidades enfrentadas por catadores durante a pandemia. O desafio #MostreSeuLixo mobilizou por volta de 30 vídeos e arrecadou R$1.606 para a causa dos catadores neste momento de pandemia. Veja os vídeos incríveis que já foram feitos aqui. Reforçamos o convite para que você poste seu vídeo mostrando os resíduos da sua casa! Não deixe de mencionar a hashtag #ApoieUmCatador, convidar as pessoas a acessarem a página da campanha e desafiar alguns colegas a fazerem o vídeo também! O GT agora está empenhado em envolver, na campanha, alguns famosos, influenciadores digitais e páginas com muitos seguidores nas redes sociais, para trazer mais visibilidade para os impactos da pandemia nos catadores e conseguir mais doações para apoiá-los. Também foi publicada a matéria sobre a LIVE “Como a Pandemia está Impactando os Catadores?”, realizada pelo GT.

Água e Esgoto – O GT realizou a LIVE: “Quais as Perspectivas para a Transformação do Saneamento Básico nas Favelas Após a Pandemia?” A aula pública abordou, de forma muito instigante, as principais questões relacionadas a água e esgoto nas favelas. Apresentou soluções descentralizadas sendo implementadas em favelas do Rio e de São Paulo durante a pandemia e discutiu o novo marco legal do saneamento, entre outros temas. Assista à LIVE no YouTube. A gravação da live será cortada em pequenos trechos que serão divulgados no WhatsApp e nas redes sociais para aumentar o alcance das importantes mensagens, soluções e informações que foram compartilhadas durante a aula pública.

Geração de Renda – O GT está encaminhando o Catálogo de Produtos e Serviços da Rede Favela Sustentável para dar visibilidade à riqueza de criação e empreendedorismo existente na Rede. Todos os membros da Rede com produtos ou serviços à venda devem preencher o questionário final aquique informará quais produtos e serviços constarão no catálogo no momento de lançamento do site da Rede Favela Sustentável. O grupo também está organizando uma LIVE, marcada para dia 17 de agosto, sobre “como as artesãs de favela podem se reinventar na pandemia?” Fique de olho para a divulgação!

Energia Solar – Depois de ter realizado a LIVE: “Energia Solar nas Favelas É Possível?”, o GT se reuniu para pensar nos próximos passos do grupo para fortalecer projetos de energia solar nas favelas do Rio. O grupo agora está desenvolvendo um processo padronizado para realizar projetos de energia solar nas sedes dos integrantes da Rede e ajudá-los a encontrar financiadores para estes projetos. Fizemos contato com iniciativas interessadas em instalação de energia solar em suas sedes, para identificar se gostariam de ser os primeiros a realizarem propostas juntos. Se tiver interesse em energia solar para sua sede, nos avise mandando um email para rede@favelasustentavel.org ou um Zap para 21 99832-5575.

Hortas e Reflorestamento – O GT está agora fazendo uma pesquisa para conectar agricultores locais com iniciativas comunitárias na linha de frente distribuindo cestas básicas para aumentar o acesso a produtos frescos nas favelas. Em breve chamaremos a Rede para responder a esta pesquisa. Enquanto isso, neste mês publicamos a matéria do RioOnWatch, planejada pelo GT, sobre iniciativas nas favelas que estão distribuindo produtos frescos no combate à fome e gerando consciência sobre soberania alimentar nas favelasLeia aqui. A matéria destaca dois projetos incríveis integrantes do GT: o CEM e o Projeto Inclusão. O GT continua criando e divulgando vídeos para a campanha #TerçaComAutonomia. Se você tem vídeos sobre plantio em casa, soberania alimentar, ervas medicinais e assuntos afins, nos mande para incluirmos nas divulgações da #TerçaComAutonomia.

Educação Ambiental – O GT realizou a LIVE: “Como a Mobilização Socioambiental nas Favelas têm se Transformado na Pandemia?” com iniciativas comunitárias da Rede que são feras em metodologias de mobilização comunitária, para falar de como têm adaptado seus trabalhos para o combate à Covid-19Assista à LIVE no YouTube. Agora estamos editando trechos desta aula pública para criar vídeos curtos que serão divulgados amplamente nas rede sociais, para divulgar estas metodologias potentes de mobilização comunitária. As iniciativas que se apresentaram durante a live também serão filmadas posteriormente, após a pandemia, para vídeo-tutoriais sobre mobilização comunitária. O GT agora está organizando uma segunda live sobre a relação das favelas com as universidades quando se trata de educação ambiental.

Memória e Cultura – O GT realizou a LIVE: “O Povo Brasileiro é sem Memória? A Memória da Pandemia na Favela” que reuniu lideranças comunitárias e aliados que trabalham a preservação da memória em favelas. Assista à LIVE no YouTube. O GT também está desenvolvendo o Guia de Museus e Memórias da Rede Favela Sustentável com um mapa, informações e fotos de museus e projetos de memória. O Guia contará também com textos respondendo perguntas como Porque a existência de museus de favela? Como estes museus geram pertencimento e identidade? E qual a importância dos museus de favela para a cidade? O Guia será lançado no Fórum Favela, Cidade e Patrimônio no MUF (Museu de Favela, no Cantagalo) que será realizado virtualmente este ano. O Guia será impresso pela ComCat para distribuição entre os projetos destacados no mesmo.

Confira abaixo (ou neste calendário) as próximas reuniões virtuais dos GTs, em ordem cronológica:

  • Memória e Cultura – segunda-feira, 3 de agosto, 18-20h
  • Hortas e Reflorestamento – terça-feira, 4 de agosto, 18-20h
  • Resíduos Sólidos – quarta-feira, 5 de agosto, 16h30-17h30
  • Energia Solar – quarta-feira, 5 de agosto, 18-20h
  • Água e Esgoto – quinta-feira, 6 de agosto, 18h30-20h30
  • Geração de Renda – segunda-feira, 10 de agosto, 18-20h
  • Educação Ambiental – quarta-feira, 12 de agosto, 18-20h
  • LIVE do GT Geração de Renda – segunda-feira, 17 de agosto, 18-20h

 

Lembramos que, como muitos GTs estão se reunindo mais de uma vez por mês, recomendamos consultar o calendário coletivo ou conferir seu Zap ao longo do mês, pois anunciaremos por lá as datas das próximas reuniões. Caso não esteja recebendo os Zaps sobre algum GT de seu interesse, nos avise nos enviando um Zap (21 99832-5575).

 

Outros Anúncios:

 

Novas integrantes da equipe ComCat: Temos duas novas integrantes na equipe da ComCat para dar um apoio na articulação da Rede! Depois de um processo seletivo realizado com pessoas muito qualificadas e potentes, convidamos a Gisele Moura e a Fernanda Garcia para se juntarem à co-articulação da Rede. Juntas com a Chloe, vão dar apoio logístico e participar dos GTs da Rede, que estão cada vez mais ativos. A Fernanda é comunicadora popular do Complexo do Alemão e vai estar mais presente nos GTs de Memória e Cultura, Geração de Renda e Resíduos Sólidos. A Gisele é técnica em meio ambiente, estuda ciência ambiental na UFF e vai estar mais presente nos GTs de Educação Ambiental e Água e Esgoto.

 

Painel Unificador Covid-19 nas Favelas do Rio de Janeiro: Lançado por uma iniciativa colaborativa liderada pela ComCat, o Painel Unificador COVID-19 Nas Favelas coleta e divulga dados sobre o alcance da Covid-19 nas favelas da Região Metropolitana do Rio (já que não há dados públicos adequados). Se trata de uma pesquisa cidadã, cujas fontes são uma rede confiável de mobilizadores, organizações e comunicadores de favela. Se você faz parte de um grupo de mobilização comunitária e quer relatar casos da sua favela, preencha este formulário. O painel também conta com uma ferramenta de autodeclaração de sintomas para que moradores possam avaliar seus sintomas e serem inclusos diretamente no mapa.