Resumo de Outubro e Novembro 2020 e Planos Para 2021
2281
post-template-default,single,single-post,postid-2281,single-format-standard,theme-stockholm,qode-social-login-1.1.3,qode-restaurant-1.1.1,stockholm-core-1.2.1,woocommerce-no-js,select-theme-ver-5.2.1,ajax_fade,page_not_loaded,popup-menu-fade,header_top_hide_on_mobile,wpb-js-composer js-comp-ver-6.1,vc_responsive

Resumo de Outubro e Novembro 2020 e Planos Para 2021

Apesar de um ano de grandes dificuldades, temos uma enorme gratidão por tudo que passamos e realizamos juntos. Desejamos que em 2021 possamos estar cada vez mais unidos, fortalecidos, com muita saúde, alegria e solidariedade para viver os 365 dias deste ano novo que se aproxima.

A Rede Favela Sustentável teve, neste ano atípico, um papel fundamental de apoio entre projetos comunitários de justiça socioambiental nas favelas, periferias e quilombos do Rio de Janeiro. Durante o ano de 2020 os Grupos de Trabalho da Rede seguiram ativos e produzindo conteúdos, aulas públicas, oficinas e seminários sobre diversos temas. Em 2020 a RFS realizou 106 reuniões de grupos de trabalho, 13 aulas públicas, 2 seminários para integrantes da RFS e um debate propositivo com candidatas/os à Prefeitura do Rio de Janeiro. No dia 7 de novembro, a Rede finalizou suas atividades de 2020 com o 3º Grande Encontro Anual da Rede Favela Sustentável. Também coletamos avaliações sobre nossa atuação em 2020 e opiniões sobre as prioridades para 2021. Ficamos felizes por ter você participando dessa rede potente!

Antes de fecharmos o ano, queríamos compartilhar com você o nosso tradicional resumo mensal, dessa vez unindo os meses de outubro e novembro. Foram meses particularmente ativos e muito impactantes!

Destaques de Outubro e Novembro
  • Participação no Circuito Urbano 2020: O evento promovido pelo ONU-Habitat Brasil teve como foco o tema “Cidades Pós-COVID-19: Diálogos entre o Brasil e a África Lusófona”. A RFS organizou duas lives imperdíveis como parte da programação – :
  • Finalização da campanha #ApoieUmCatador: Encerrada no dia do Consumo Consciente (15 de outubro) a campanha contou com 60 doadores e atingiu um total de R$6.677 em doações. Repassamos o valor arrecadado para um total de 13 iniciativas de apoio a catadores: Coopama, Coopcal, Projeto Resgatando Vidas, Coopercaxias, Pastoral do Povo da Rua, Cootrabom, Cooper Rio Oeste, A.M.I.G.A.S., Comunidade Limpa Só Lazer, Cooperjardim, Cooperativa Transvida, Consultório na Rua e Catadores do Bem. Além de captar recursos, a campanha gerou uma sensibilização sobre a importância dos catadores e estimulou reflexões sobre como lidamos com o nosso lixo doméstico.
  • Carta-Compromisso da RFS: no mês de outubro, elaboramos e entregamos nossa carta-compromisso para candidatas/os à prefeitura e à vereança nas eleições municipais do Rio. A carta foi elaborada coletivamente pelos GTs, envolvendo 60 membros da RFS, representando projetos socioambientais em 38 favelas cariocas, e apresenta 21 propostas e 82 sub-propostas de leis e políticas públicas em prol da sustentabilidade e resiliência das favelas cariocas. 5 prefeitáveis e 89 candidatos à vereança se comprometeram com a carta. 4 desses candidatos à vereança foram eleitos e em 2021 vamos lançar uma Frente Parlamentar para dialogar com todos os representantes eleitos.
  • Debate com Prefeitáveis: Num momento histórico, realizamos um dos escassos debates deste ano com os prefeitáveis do Rio de Janeiro, contando com a presença de oito candidatos. A carta-compromisso foi o documento que baseou o debate propositivo, que tinha como objetivo convidar cada candidato a voltar seu olhar para as favelas como territórios potentes e inspiradores e se comprometer a implementar leis e políticas públicas que estimulem o desenvolvimento sustentável desses territórios, a partir do conhecimento local, e fortalecendo iniciativas locais já existentes. Leia o resumo e assista ao debate aqui.
  • 3º Grande Encontro Anual da Rede Favela Sustentável: esse evento virtual, o principal evento da RFS a cada ano, aberto para todos os integrantes e interessados, contou com a participação de 127 pessoas, provenientes de quase 50 favelas de todas as zonas da cidade do Rio de Janeiro, bem como de quilombos, bairros periféricos da Região Metropolitana, outras partes do Brasil e até do exterior. Leia a série completa de matérias retratando esse dia inspirador e assista às gravações de cada evento no YouTube ou Facebook. Ou veja abaixo o mini-resumo das atividades realizadas ao longo do encontro:
    • O dia começou com a exibição do emocionante vídeo Fortalecendo a Rede Favela Sustentável que faz uma retrospectiva de 2020. Acesse a matéria clicando aqui.
    • Realizamos uma homenagem a Ravengard Veloso, integrante inspirador e irreverente da RFS, que faleceu no dia do nosso debate com os prefeitáveis. Acesse a matéria clicando aqui.
    • O GT Memória e Cultura lançou, após um ano de trabalho, o Guia de Museus e Memórias da Rede Favela Sustentável—com textos realizados pelos seus membros, um mapa, informações e fotos de 26 museus e projetos de memória em toda a região metropolitana do Rio. Acesse a matéria clicando aqui.
    • O GT Geração de Renda realizou o lançamento do Catálogo de Produtos e Serviços da Rede Favela Sustentável, que apresenta produtos e serviços comercializados por integrantes da RFS e pretende fortalecer o empreendedorismo sustentável dentro da RFS. Para inscrever o seu produto ou serviço, preencha este formulário. Acesse a matéria clicando aqui.
    • O GT Água e Esgoto realizou um tour virtual dos sistemas de água e esgoto descentralizados das comunidades do Vale Encantado, Providência e Jardim (SP), através da live “Apresentação Ao Vivo: Técnicas Descentralizadas de Água/Esgoto”. Acesse a matéria clicando aqui.
    • O GT Energia Solar realizou a apresentação ao vivo “Energia Solar nas Favelas é Realidade: Tour pelas placas da Babilônia e Santa Marta”, convidando a RFS a ver com os próprios olhos como é possível instalar e usufruir da energia solar em favelas. Acesse a matéria clicando aqui.
    • O GT Hortas e Reflorestamento realizou uma roda de conversa chamada “O Que Descobrimos Sobre a Distribuição de Alimentos Frescos nas Favelas Durante a Pandemia?” para apresentar, com participação da Agroecologia em Rede, resultados preliminares da pesquisa realizada pelo GT em 2020. Acesse a matéria clicando aqui.
    • O GT Educação Ambiental realizou a roda de conversa “Carta-Manifesto Favela-Universidade”, convidando toda a RFS a se envolver na elaboração de um manifesto coletivo para as universidades e instituições acadêmicas, com diretrizes para nortear a relação entre a academia e a favela. Acesse a matéria clicando aqui.
    • O GT Resíduos Sólidos realizou uma roda de conversa para falar sobre “Como Estamos Lidando com os Resíduos Sólidos nas Favelas?” A roda contou com a participação de moradores de favelas e pesquisadores que trabalham com a gestão de resíduos sólidos, sejam eles materiais orgânicos, recicláveis ou outros. Acesse a matéria clicando aqui.
    • Ao final do Grande Encontro os participantes foram convidados a planejar e plantar o amanhã e cada GT debateu as suas prioridades, ações e foco para o próximo ano. Acesse a matéria clicando aqui.Foi um dia energizante, do qual saímos determinados a realizar ainda mais em 2021!
Planos para 2021:

Vamos retornar com atividades (ainda virtuais) a partir de março de 2021. A RFS realizará plenárias mensais e virtuais (na primeira terça-feira do mês) com todos os Grupos de Trabalho (GTs) divididos em salas.

Retornaremos com uma reunião conjunta de toda a Rede, no dia 2 de março das 17h às 20h, começando com uma plenária geral, aberta a todos os interessados, na qual vamos dividir os participantes em reuniões simultâneas de todos os GTs e também faremos o lançamento da frente parlamentar da RFS. Em breve divulgaremos mais detalhes, esperamos ver você por lá.

Agora, entre dezembro e fevereiro, a equipe que articula a RFS está focada na organização interna de atividades para o ano que vem. Enquanto isso, nossos grupos de WhatsApp continuam ativos, trocando ideias sobre temas relevantes para a luta socioambiental das favelas. Caso você não esteja participando e tenha interesse em participar dos grupos de zap ou das plenárias, envie um email para rede@favelasustentavel.org ou um zap para +55 21 99832-5575 indicando seu interesse!