Mobilização Socioambiental na Pandemia: Retrospectiva 2020 e 3° Grande Encontro da RFS
2288
post-template-default,single,single-post,postid-2288,single-format-standard,theme-stockholm,qode-social-login-1.1.3,qode-restaurant-1.1.1,stockholm-core-1.2.1,woocommerce-no-js,select-theme-ver-5.2.1,ajax_fade,page_not_loaded,popup-menu-fade,header_top_hide_on_mobile,wpb-js-composer js-comp-ver-6.1,vc_responsive

Mobilização Socioambiental na Pandemia: Retrospectiva 2020 e 3° Grande Encontro da RFS

23 de dezembro de 2020—Ao longo do sábado, 7 de novembro de 2020, a Rede Favela Sustentável (RFS) realizou seu 3º Grande Encontro Anual reunindo integrantes dessa rede dinâmica—composta por moradores, técnicos, aliados e ativistas—provenientes de quase 50 favelas de todas as zonas da cidade do Rio de Janeiro, bem como de quilombos, bairros periféricos da Região Metropolitana, outras partes do Brasil e até do exterior. A proposta do encontro foi reunir toda a rede, promover o fortalecimento mútuo entre mobilizadores socioambientais, avaliar as atividades da RFS em 2020 e mapear propostas conjuntas para 2021.

Para conhecer a nossa trajetória em 2020, ver nossos planos para 2021 e descobrir como fizemos para, em plena pandemia, realizar um evento com espírito de prática coletiva, leia a série completa de matérias sobre o Grande Encontro no RioOnWatch, assista aos vídeos no nosso YouTube, ou navegue pelo materiais que disponibilizamos abaixo!

Os planos para 2021 desenhados no final desse texto são os nossos sonhos para o ano que vem, que dependem de financiamento para serem viabilizados. Para ajudar a realizar esses sonhos, você pode fazer uma doação pontual ou recorrente pelo PayPal (escolhendo a opção “Rede Favela Sustentável” nesse link) ou nos colocar em contato com fundações e iniciativas que tenham interesse em apoiar a RFS.

OBS: Se você ainda não faz parte da Rede e gostaria de se aproximar, envie um email para rede@favelasustentavel.org indicando seu interesse!

Retrospectiva 2020

Vídeo: Fortalecendo a Rede Favela Sustentável

 

Resumo Visual da Atuação da RFS em 2020

Cobertura Completa do 3º Grande Encontro Anual da Rede Favela Sustentável

Parte 1: Retrospectiva das Ações da Rede em 2020—Mobilização Comunitária em Meio à Pandemia

Parte 2: Conheça o Catálogo de Produtos e Serviços da Rede Favela Sustentável

Parte 3: Lançamento do Guia de Museus e Memórias da Rede Favela Sustentável

Parte 4: Tours Virtuais por Soluções Descentralizadas de Água e Esgoto nas Favelas

Parte 5: Tours Virtuais por Placas Solares das Favelas do Rio

Parte 6: Rodas Sobre Resíduos Sólidos nas Favelas e Carta-Manifesto Favela-Universidade

Parte 7: Alimentos Frescos nas Favelas, Homenagem a Ravengard e Propostas 2021

Resumo Visual das Propostas da RFS para 2021


 

A Rede Favela Sustentável é um projeto da Comunidades Catalisadoras (ComCat) desenhado para construir redes de solidariedade, dar visibilidade e desenvolver ações conjuntas que apoiem a expansão de iniciativas comunitárias que fortalecem a sustentabilidade ambiental e a resiliência social em favelas de toda a região metropolitana do Rio de Janeiro.

O projeto começou em 2012 com a produção do filme Favela como Modelo Sustentável, tendo continuidade em 2017 com o mapeamento de iniciativas de sustentabilidade. Em 2018, o projeto organizou intercâmbios locais, especificamente, entre oito iniciativas mais duradouras e estabelecidas, e em seguida foi realizado o 1° Grande Encontro que lançou a RFS em 10 de novembro de 2018. Em 2019, o projeto realizou uma segunda rodada de intercâmbios—dessa vez abertos a todos os membros da RFS e ao público em geral—em projetos baseados em cinco favelas cariocas. As atividades de 2019 culminaram com o 2º Grande Encontro Anual de toda a Rede Favela Sustentável.

Já em 2020, os Grupos de Trabalho seguiram se reunindo—remotamente devido à pandemia do novo coronavírus—realizando atividades variadas como rondas afetivas, aulas públicas, seminários, campanhas de captação, carta-compromisso com candidatos e um debate com os prefeitáveis. Para fechar o ano, a Rede realizou seu 3º Grande Encontro Anual, relatado na série de matérias acima.

Agora, entre dezembro e fevereiro, a equipe que articula a RFS está focada na organização interna de atividades para o ano que vem, mas a partir de março de 2021 a RFS realizará plenárias mensais e virtuais (na primeira terça-feira do mês), com todos os Grupos de Trabalho (GTs) divididos em salas. Qualquer pessoa interessada poderá participar! Enquanto isso, nossos grupos de WhatsApp continuam ativos, com mobilizadores trocando ideias sobre temas relevantes para a luta socioambiental das favelas. Se tiver interesse em participar dos grupos de zap ou das plenárias, envie um email para rede@favelasustentavel.org indicando seu interesse!