Conheça a Trajetória da Rede Favela Sustentável
1728
post-template-default,single,single-post,postid-1728,single-format-standard,theme-stockholm,qode-social-login-1.1.3,qode-restaurant-1.1.1,stockholm-core-1.2.1,woocommerce-no-js,select-theme-ver-5.2.1,ajax_fade,page_not_loaded,popup-menu-fade,header_top_hide_on_mobile,wpb-js-composer js-comp-ver-6.1,vc_responsive

Conheça a Trajetória da Rede Favela Sustentável

2012 – Filme “Favela Como Modelo Sustentável”

 

Em junho de 2012, anos antes do lançamento da Rede, a Comunidades Catalisadoras (ComCat) lançou o média-metragem “Favela como Modelo Sustentável“. O filme estreou na Cúpula dos Povos na Rio+20. “Favela como Modelo Sustentável” explora as maneiras pelas quais os princípios sustentáveis estão no próprio tecido da vida nas favelas e também as dificuldades que as favelas enfrentam devido à negligência de órgãos públicos. Leia mais sobre o filme aqui.

2017 – Mapeando a Rede Favela Sustentável

 

Com o apoio da Fundação Heinrich Böll Brasil, a ComCat iniciou em junho de 2017 o mapeamento de iniciativas que fortalecem a resiliência social e sustentabilidade ambiental em favelas. Levantamos no primeiro mapeamento 111 iniciativas e propostas na Região Metropolitana do Rio. Os resultados desse projeto foram:

 

Confira um resumo do processo e os principais dados obtidos aqui.

2018 – Tecendo a Rede Favela Sustentável

 

Em 2018, começamos a articular uma rede de fato, para promoção e fortalecimento das qualidades sustentáveis das favelas do Rio.

Início da publicação de perfis no RioOnWatch

Publicamos, com regularidade e até o presente momento, perfis detalhados de iniciativas que integram a Rede Favela Sustentável no site de notícias RioOnWatch. Veja todos os perfis aqui.

Intercâmbios 2018

Entre setembro e novembro de 2018 realizamos intercâmbios intensivos entre projetos mapeados em 2017 com mais de dez anos de atuação na promoção de justiça socioambiental. Documentamos esse processo através do vídeo Tecendo a Rede Favela Sustentável e de matérias no site de notícias RioOnWatch

 

1º Grande Encontro da Rede Favela Sustentável

Em novembro de 2018 realizamos o 1º Grande Encontro da Rede Favela Sustentável, de fato o dia de lançamento da Rede como um todo. Foi um dia inesquecível, que reuniu 130 pessoas envolvidas em iniciativas comunitárias para debater uma diversidade de temas: energias renováveis, saúde, agroecologia, geração de renda, memória, segurança fundiária, resíduos sólidos e muitos outros.

 

2019 – Realizando a Rede Favela Sustentável

 

Intercâmbios 2019

Ao longo de 2019, realizamos intercâmbios presenciais, abertos ao público. Cada intercâmbio consistiu de visitas a projetos comunitários seguidos de uma roda de capacitação em temas identificados pela Rede como prioritários. Documentamos esse processo através do vídeo Realizando a Rede Favela Sustentável e de matérias no site de notícias RioOnWatch.

 

Grupos de Trabalho (GTs)

A atuação dos sete Grupos de Trabalho temáticos da Rede Favela Sustentável teve início em meados de 2019. Conheça cada um:

 

2º Grande Encontro da Rede Favela Sustentável

Em novembro de 2019 realizamos o 2º Grande Encontro da Rede Favela Sustentável, proporcionando aos membros da rede a chance de se conectarem e trocarem experiências. Os 126 participantes passaram o dia refletindo sobre os intercâmbios e as atuações dos GTs em 2019 e pensando em formas de atuar enquanto Rede em 2020.